sábado, 19 de fevereiro de 2011

Maré alta

Querido diário,

Vamos preparar os barcos, botes ou pranchas porque a maré alta já está ai. E a principal notícia: amanhã é o dia da maior maré alta (\õ/). É, neste domingo o nível das águas amazônicas chegarão ao seu ápice da cheia. E se nos últimos dias a cidade quase inteira já ficou debaixo d'água, imagina amanhã quando chegar a hora... Ainda bem que eu moro numa parte alta!

O fenômeno da maré alta é muito complicado de entender, por isso vou me ligar aos fatos. O aumento no nível dos rios, acompanhado das fortes chuvas dos últimos dias, fizeram com que metade da cidade de Belém ficasse embaixo d'água. Milhares de habitantes estão sofrendo direta ou indiretamente com esses alagamentos, ou porque suas casas foram tomadas pela água, ou por ter de enfrentar enormes congestionamentos para chegar ou sair de casa.
Ainda tem aquelas pessoas que se arriscam a cruzar as áreas alagadas, ficando em contato direto com a água poluída dos canais. Os riscos de se contrair uma doença séria são enormes...

Por isso, qual o programa para este domingo, então? Ficar em casa, é claro. Se for o caso, passar o dia na casa de um parente ou amigo, tanto faz (Dar preferência às áreas altas da cidade). Sim, porque escolher sair no estado que as coisas estão é não ter a certeza de poder voltar ou a que horas voltar...
Eu queria saber como está a Universidade Federal do Pará... Por ficar na beira do rio, lá sempre alaga. Amanhã deve ir pro fundo e poderemos considerá-la, enfim, a "Nova Atlântida" [espero que segunda a maré baixe, pois começa a semana do calouro da UFPA e eu tenho estar lá!]. Ah! Uma mensagem às pessoas que não conhecem Belém: já que muita gente acredita que aqui existe jacaré andando pela rua, agora é uma boa oportunidade de tentar conseguir provas [gente ignorante u.u].

Um comentário:

  1. Meu Deus...*meda*
    Faz tanto tempo que não vou a Belém,que até já me esqueci como ela fica depois da chuva...
    Belém prescisa de novos ajustes,os canais não suportam o fluxo de água,e ainda pra completar,tem sempre um mal eduacado jogando lixo nos corregos e bueiros...Sé não tomarem uma atitude Belém vai realmente afundar!!!

    ResponderExcluir