segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Arroz Tropeiro

Querido diário,

Ontem fui ao aniversário de um primo, na Terra Firme. Lá senti, pela primeira vez na minha vida, o gostoso sabor do Arroz Tropeiro. Confesso que quando me falaram sobre esse prato eu senti certo receio em experimentá-lo. Por sorte, porém, eu estava muito enganado quanto ao seu gosto. Mas do que é feita essa estranha e saborosa mistura?
É um prato seco (sem caldo) e no que eu comi continha: arroz, feijão, toucinho defumado, linguiça de porco e carne seca (eu acho que era isso), tudo misturado e a base de temperos. Surgido no século XVII, era vendido pelos tropeiros (dai o nome), comerciantes que usavam de muares ou cavalos para se deslocar do litoral brasileiro ao interior (principalmente para a região das minas).

Quando iniciou-se a mineração no Brasil, ninguém se preocupou em preparar a região para receber os novos habitantes. Não haviam cidades, logo não havia infra-estrutura, e não haviam áreas de plantio. Além disso, o ouro era tão importante que comer já não era necessário, então ninguém resolveu plantar na região. Por isso a fome se tornou um problema real e enfrentado por todos.
Mais tarde, vários comerciantes do litoral e da região sul passaram a enfrentar longas jornadas de casa até as minas para vender seus produtos, como vestimentas, escravos, animais e alimentos. Esse viajante, como não dispunha de muito alimento para si, cozia facilmente a mistura de arroz com charque. Com o tempo a mistura ganhou novos ingredientes e então passou a ser chamada de "Arroz Tropeiro" ou "Arroz Carreteiro".
Que pena que o prato não é um costume daqui, por causa disto não sei quando comerei novamente. De qualquer forma, ele está provado e aprovado, eu ainda o recomendo para quem não o conhece. O que eu comi, pelo menos, estava uma delícia!

Um comentário:

  1. Alô prova do ENEM 2010 kkk

    Ótimo post amor, um dos meus pratos favoritos, não que eu coma muito, mas provei e aprovei também.
    Comi em um restaurante daqui de Belém, assim que lembrar o nome te aviso =)

    Bjbj =*

    ResponderExcluir