terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amazônas: Vergonha Nortista

Querido diário,


Se você não prestou bem atenção no vídeo acima, principalmente nas últimas palavras do Prefeito Amazonino, repita-o.
Depois da discussão e de mandá-la morrer, o prefeito pergunta de onde aquela senhora é e ela responde ser paraense. Então ele conclui: "Ah! Então está explicado...". Como assim está explicado? O que ele quis dizer com esta afirmação?
Este preconceito contra os paraenses não surgiu recentemente. Certa vez assisti a uma palestra onde um amazonense deixou bem claro sua aversão ao nosso estado. Na verdade o tema do seminário era o ensino superior e o tal palestrante, representante da UEA (Universidade do Estado do Amazônas), tentou enumerar quanto o ensino da sua universidade era melhor em comparação ao daqui. Rolou até uma discussão entre ele e o representante da UEPA (Universidade do Estado do Pará).
Voltando ao caso Amazonino, ainda ontem, em entrevista ao Jornal da Globo, o prefeito de Manaus tentou se explicar, mas, sinceramente, acho que nem ele acredita nas próprias palavras:


"O caso de ontem não foi só um desrespeito aos paraenses, mas a toda a sociedade", afirmou o vereador Joaquim Lucena, do PSB, ao Portal D24am. Ele afirmou também que, junto ao seu partido, vai analisar a possibilidade de um impeachment (afastamento do cargo) ao Prefeito Amazonino.
Se só o prefeito tivesse exposto seu preconceito contra nós, eu diria que era algo pessoal. No entanto, enquanto eu acompanhava os comentários do primeiro vídeo, percebi vários textos ofensivos de apoio ao prefeito contra o Pará e os paraenses, deixando claro que essa "visão de superioridade" é comum à maioria dos habitantes daquele estado.
Sabe, eu não consigo sentir raiva deles, mas pena. Ao contrário destas pessoas, eu não perco meu tempo com preconceitos idiotas. Isto só prova que os mais ignorantes nesta história toda são eles mesmos, sinto muito. Como se já não bastasse o preconceito que todos os habitantes da Amazônia sofrem no resto do Brasil, onde são conhecidos como "os índios que vivem no mato", o pessoal do Amazônas ainda alimenta uma ignorância tola que não os levará a lugar algum.
Aliás, amazonenses, eu espero que lembrem-se que, não fosse a Zona Franca de Manaus, seu estado não seria nada, apenas mais uma área pobre, não desenvolvida e esquecida do Brasil (agora só é um pouco desenvolvida). Mas o Pará e o Amazonas são os principais estados do Norte do Brasil e ao invés de unirmos forças para sermos reconhecidos e valorizados, vocês ficam digladiando conosco numa tentativa frustrada de sentirem-se superiores. Que vergonha...

4 comentários:

  1. Égua amigo,falou e disse!
    Nós paraenses temos que nos unir,e não dá moral pra esse povo que acha que esta acima de tudo...
    Pará,a nossa estrela é a primeira da Bandeira nacional,nós NUNCA vamos abaixar a cabeça,porque assim como tem paraense vivendo lá,tem amazonense vivendo aqui!
    ADOREIIIII AMIGOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Uma sacanagem desse sujeito, não só por ele ter xingado o Pará, mas por ser culpa dele aqueles cidadãos estarem naquelas condições.
    Sinceramente, só a extinção do Brasil pra resolver essa parada, pq é assim no país todo. Ô povinho masoquista, cara. Só tem palhaço nessa droga de governo!

    ResponderExcluir
  3. Hum,deu a parecer q ce axa q todos os amazonenses sao assim o.o
    E sobre a zona franca,concordo plenamente,pois se n fosse por ela,a unica alternativa seria a exploraçao da madeira
    Porem! A ZFM foi um dos dois projetos do Governo federal para a regiao Norte e assim como esse projeto,o para teve um tbm: O projeto carajas e se tudo q existe de avançado eh derivado do capital de la,tudo q ocorreu no para teve seu boom com a exploraçao de minerios

    ResponderExcluir