sábado, 22 de maio de 2010

Você tem 'Tato Social'?

Querido diário,

Hoje foi o mesaniversário do meu sobrinho (4 meses). Teve uma baguncinha aqui em casa, mas nada demais...
Hoje, também, enquanto fazia meus passeios costumeiros pela internet, deparei-me com um artigo um tanto interessante, feito pela MSN.com. O título era "Você tem 'tato social'?" e eu, na minha eterna ignorância, pensei: que por...caria é essa?

Iniciei a leitura e aquilo que inicialmente me pareceu estranho e incompreensível se tornou interessante e muito atrativo. "Tato Social" nada mais é do que "a capacidade que uma pessoa tem para manter relações e contatos interpessoais sem prejudicar de forma desnecessária a sensibilidade dos outros. Pode ser o bom tratamento que alguém tem com os outros e que contempla a boa educação e as boas maneiras", afirma Roberto Vries, especialista em imagem, comunicação e poder.

O artigo trata do modo como você se relaciona com seus colegas de trabalho, porém, seguindo uma análise mais profunda, pode-se relacionar o termo às relações no colégio, em locais públicos e até mesmo dentro da própria casa (quando na presença de uma visita, por exemplo).
Analisemos a questão levantada pelo próprio artigo: Seu colega de trabalho pede ajuda para fazer uma atividade urgente. Como você agiria? 1) Tenta colaborar com ele, mesmo que isso o obrigue a sair mais tarde do trabalho; 2) Diz a ele com naturalidade e sinceridade que, embora gostaria de ajudá-lo, não o pode naquele momento; 3) Se nega categoricamente, porque acha que já basta o seu próprio trabalho.
Claramente a alternativa de quem não tem tato social, e a pior delas, é a "3", já que a pessoa se nega a ajudar completamente. Isso geraria um atrito entre os colegas, o que não é bom nem pra eles (que poderiam dividir os seus conhecimentos um com o outro), nem para a empresa (que pode perder bons resultados gerados pela divisão de conhecimento).
Já as respostas "1" e "2" irão variar de acordo com a pessoa. No caso da "1", seria ótimo, porém somente se a pessoa estiver realmente interessada em ajudar. Caso contrário seria ruim para ela própria, já que se forçaria a algo que não é de seu agrado. Então, se optar pela alternativa "2", escolhendo ser sincero, certamente terá a compreensão dos outros, vindo a não gerar problemas com tais, revelando que possui um tato social moderado.


Por fim, saber compreender e respeitar as opiniões e modos de pensar dos outros, saber ouvir e não só falar, e evitar julgar os demais baseado apenas no seu próprio eu são algumas das características que revelam se aquela pessoa possui ou não o "Tato Social" e fazem dela um alguém melhor para se relacionar e conviver.

Artigo completo Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário