sexta-feira, 14 de maio de 2010

Inaugurando

Querido diário,

Meu nome é Luiz, tenho 17 anos (faço 18 em menos de dois meses \õ/) e resido em Belém do Pará. Quase Técnico em Informática, vestibulando, aspirante a escritor, poeta (não que eu considere meus poemas lá grandes coisas) e agora blogueiro [êêêê], esse é o resumo da minha "vida acadêmica" atual. Estou fazendo um cursinho preparatório para o vestibular, o colégio não vou citar, pois seria propaganda e eu não estou ganhando por isso! Está bem, é no Sistema de Ensino Ideal.


Como pode-se perceber, este é o meu primeiro tópico no meu novo (e também primeiro) blog. Criei este blogspot com o intuito de compartilhar com quem estiver interessado um pouco dos meus conhecimentos, meu modo de ver o mundo e minhas opiniões de âmbitos gerais. Também pretendo contar um pouco sobre minha vida pessoal (estou dizendo que é UM POUCO!), sobre minhas desventuras acadêmicas e outras besteirinhas mais. =D


Como todo bom vestibulando, minha mente está inacreditavelmente cheia de questões a serem resolvidas. Primordialmente gostaria de relatar a [terrivel] decisão da Universidade Federal do Pará – UFPA em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Se alguem ainda não estiver sabendo (o que eu duvido, pois é o assunto do momento nas paradas do vestibular 2010 aqui em Belém), a UFPA adotou o novo Enem como sua primeira fase eliminatória. Obviamente esta informação gerou um estardalhaço gigantesco entre as jovens mentes que pretendem prestar vestibular este ano.
Algo que eu realmente não consigo compreender, afinal o que é o Enem além de dois dias de prova, com quatro e cinco horas, respectivamente, com somente 180 questões e uma redação, 90 no primeiro dia e 90 + redação do segundo dia? Além do mais, cada uma das 180 (CENTO E OITENTA) questões de múltipla escolha vem acompanhada de um textículo (ou texto pequeno) cuja leitura é, em suma maioria, essencial para a solução das perguntas.


Claro que as provas pretendem testar a força e a vitalidade do ser humano, além de levar a um desgaste físico e emocional enorme, mas ainda assim não consigo entender o porquê de todo esse desespero. Pessoal, estudem, é a única coisa que nos resta. Não digo que seja a “única salvação”, pois acredito que com o Enem na parada talvez as palavras “salvação” ou “aprovação” sejam extintas do vocabulário do vestibulando. Talvez agora você decida apelar para o lado religioso ou talvez comece a preparar mandingas e bruxarias para conseguir alcançar a tão sonhada vaga na Universidade Federal. Só depende de você! ;)

Por enquanto é só, espero que tenha agradado e logo volto com mais novidades sobre a vida complicada e turbulenta de um pobre vestibulando. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário