quinta-feira, 31 de março de 2011

Bullying

Querido diário,

Recentemente estava fuçando a internet procurando coisas interessantes e encontrei um vídeo que me chamou a atenção:


Vamos aos dados: Max Adler é ator e faz a personagem Dave Karofsky na série de comédia musical Glee. Karofsky é jogador de futebol americano e homofóbico, por isso tornava um inferno a vida de Kurt Hummel (Chris Colfer), personagem gay assumido. Detalhe: Dave Karofsky também é gay, até já houve um beijo entre ele e Kurt em cena.

A segunda temporada de Glee aborda, principalmente, um tema que é muito debatido na atualidade, o chamado Bullying. Bully significa "valentão", ou seja, Bullying descreve atos de violência física ou psicológica com o objetivo de intimidar ou agredir alguém.
  • Agressores (bullies): indivíduo mais forte, popular ou que tem o grupo maior.
  • Alvos: Todos que são "diferentes" (incluem características e deficiências físicas, etnia, sexualidade, religião, estilo, gostos, etc.)
Na verdade, como diz Max Adler no vídeo acima, esses "valentões" são muito inseguros e só cometem o bullying para se sentirem melhores consigo mesmos. Alguns sentem inveja pelo alvo ser diferente; outros são carentes de atenção e acham que desta forma vão conseguir suprir esta carência; há ainda aqueles que agridem os outros por serem como eles e não aceitarem isto (como no caso de Karofsky e Kurt, em Glee).
Com o intuito de diminuir a ocorrência de Bullying e disponibilizar um meio de fazer com que as vítimas possam ser ouvidas e auxiliadas, foi criado o site "It Gets Better" (Isso Fica Melhor). Lá, pessoas que sofrem ou sofreram Bullying postam vídeos com relatos sobre o assunto.
Quando se acessa o site pela primeira vez, surge uma janela na tela com o seguinte texto:
"A promessa: Todo mundo merece ser respeitado por quem eles são. Comprometo-me a divulgar esta mensagem aos meus amigos, familiares e vizinhos. Vou falar contra o ódio e a intolerância sempre que eu vir isso, na escola ou no trabalho. Eu vou dar esperança para lésbicas, gays, bi, trans e outros adolescentes intimidados, deixando-os saber que 'isso fica melhor'".
Abaixo, quadros para você preencher com seu e-mail, nome, sobrenome e CEP, concordando com a promessa acima (e lembre que promessa é dívida).
O projeto "It Gets Better" é destinado à comunidade GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), para que os jovens gays possam saber que existe futuro para eles. Conta com o apoio de muitos famosos, até do Presidente Barack Obama, e tem várias coisas disponíveis, como camisas e livros do projeto, depoimento de famosos e de pessoas comuns, e muito mais.
Sendo assim, o site é, sem dúvidas, muito interessante e luta para combater o bullying, o preconceito e a homofobia. Além disso, mostra para o mundo que gays são pessoas como outras quaisquer, com sonhos e desejos também. O único empecilho para nós, brasileiros, é que o site é estadunidense, portanto está todo em Inglês, mas o que importa é a intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário