domingo, 27 de fevereiro de 2011

Hairspray PA

Querido diário,

Maravilhoso, esplêndido, fabuloso... Os melhores elogios à peça Hairspray (versão Pará). Foi tão incrível a história, os personagens, os atores, as músicas, os cenários, as atuações... tudo convergindo à perfeição teatral.

Baseado no musical da Broadway de mesmo nome, Hairspray conta a história de Tracy que sonha participar de um programa de dança, o "Corny Collins Show". Quando consegue, a garota se depara com uma grande segregação racial, onde brancos não se misturavam com negros. Mais tarde, ela passa a lutar pela igualdade racial, vivendo várias loucuras com seus amigos.

A versão paraense do espetáculo fez valer a fama que o original possui. Com Lucinha Bastos no papel principal, a peça está grandiosa. O teatro estava lotado, tinha gente até de pé no fundo, e a cada vez que as luzes se apagavam inúmeras palmas se faziam ouvir.
Fui ao Centur na sexta-feira (25), na sessão especial da Cruz Vermelha, às 18:30. O ingresso estava custando 1 real + 2 Kg de alimento não perecível. Fui menos pelo preço que pela vontade de ajudar o próximo. Tá, não é totalmente verdade, mas poder assistir o espetáculo a preço baixo e ainda poder ajudar pessoas necessitadas é o mesmo que unir o útil ao agradável (fato!).

Apesar de pouco difundida e sofrer ainda muito preconceito, aos poucos a cultura paraense está se mostrando forte e digna de valorização. O esforço dos artistas em oferecer um bom trabalho e a insistência de seus seguidores em divulgá-los faz com que, aos poucos, mais e mais pessoas gostem e respeitem a arte local.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Resposta ao comentário

Querido diário,

Hoje recebi um comentário em meu artigo anterior e acho que ele merece uma resposta de minha parte. Segue o texto recebido:

Comentário:

"Near ou Less x] disse...
Hum,deu a parecer q ce axa q todos os amazonenses sao assim o.o
E sobre a zona franca,concordo plenamente,pois se n fosse por ela,a unica alternativa seria a exploraçao da madeira
Porem! A ZFM foi um dos dois projetos do Governo federal para a regiao Norte e assim como esse projeto,o para teve um tbm: O projeto carajas e se tudo q existe de avançado eh derivado do capital de la,tudo q ocorreu no para teve seu boom com a exploraçao de minerios"
[texto sem edição]

Resposta:

Caro Near ou Less x], sinto muito se minhas palavras estão sendo mal interpretadas, mas não acho que todos os amazonenses são assim (ainda bem). Aliás, nenhuma ideologia é comum a todos os habitantes de qualquer região do mundo.
Quanto ao segundo ponto (sobre a exploração de minérios), não vou negar que a mineração é ainda a principal fonte econômica de meu estado. Mas eu não uso a importância que o Pará possui no Norte do país para me sentir superior a qualquer outro nortista. Penso, inclusive, que todos os estados da Amazônia são marginalizados pelo resto do Brasil. Sendo assim, enquanto não nos unirmos para combater este problema, jamais levaremos nossa região a um desenvolvimento sequer semelhante ao da região Centro-Sul.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amazônas: Vergonha Nortista

Querido diário,


Se você não prestou bem atenção no vídeo acima, principalmente nas últimas palavras do Prefeito Amazonino, repita-o.
Depois da discussão e de mandá-la morrer, o prefeito pergunta de onde aquela senhora é e ela responde ser paraense. Então ele conclui: "Ah! Então está explicado...". Como assim está explicado? O que ele quis dizer com esta afirmação?
Este preconceito contra os paraenses não surgiu recentemente. Certa vez assisti a uma palestra onde um amazonense deixou bem claro sua aversão ao nosso estado. Na verdade o tema do seminário era o ensino superior e o tal palestrante, representante da UEA (Universidade do Estado do Amazônas), tentou enumerar quanto o ensino da sua universidade era melhor em comparação ao daqui. Rolou até uma discussão entre ele e o representante da UEPA (Universidade do Estado do Pará).
Voltando ao caso Amazonino, ainda ontem, em entrevista ao Jornal da Globo, o prefeito de Manaus tentou se explicar, mas, sinceramente, acho que nem ele acredita nas próprias palavras:


"O caso de ontem não foi só um desrespeito aos paraenses, mas a toda a sociedade", afirmou o vereador Joaquim Lucena, do PSB, ao Portal D24am. Ele afirmou também que, junto ao seu partido, vai analisar a possibilidade de um impeachment (afastamento do cargo) ao Prefeito Amazonino.
Se só o prefeito tivesse exposto seu preconceito contra nós, eu diria que era algo pessoal. No entanto, enquanto eu acompanhava os comentários do primeiro vídeo, percebi vários textos ofensivos de apoio ao prefeito contra o Pará e os paraenses, deixando claro que essa "visão de superioridade" é comum à maioria dos habitantes daquele estado.
Sabe, eu não consigo sentir raiva deles, mas pena. Ao contrário destas pessoas, eu não perco meu tempo com preconceitos idiotas. Isto só prova que os mais ignorantes nesta história toda são eles mesmos, sinto muito. Como se já não bastasse o preconceito que todos os habitantes da Amazônia sofrem no resto do Brasil, onde são conhecidos como "os índios que vivem no mato", o pessoal do Amazônas ainda alimenta uma ignorância tola que não os levará a lugar algum.
Aliás, amazonenses, eu espero que lembrem-se que, não fosse a Zona Franca de Manaus, seu estado não seria nada, apenas mais uma área pobre, não desenvolvida e esquecida do Brasil (agora só é um pouco desenvolvida). Mas o Pará e o Amazonas são os principais estados do Norte do Brasil e ao invés de unirmos forças para sermos reconhecidos e valorizados, vocês ficam digladiando conosco numa tentativa frustrada de sentirem-se superiores. Que vergonha...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Arroz Tropeiro

Querido diário,

Ontem fui ao aniversário de um primo, na Terra Firme. Lá senti, pela primeira vez na minha vida, o gostoso sabor do Arroz Tropeiro. Confesso que quando me falaram sobre esse prato eu senti certo receio em experimentá-lo. Por sorte, porém, eu estava muito enganado quanto ao seu gosto. Mas do que é feita essa estranha e saborosa mistura?
É um prato seco (sem caldo) e no que eu comi continha: arroz, feijão, toucinho defumado, linguiça de porco e carne seca (eu acho que era isso), tudo misturado e a base de temperos. Surgido no século XVII, era vendido pelos tropeiros (dai o nome), comerciantes que usavam de muares ou cavalos para se deslocar do litoral brasileiro ao interior (principalmente para a região das minas).

Quando iniciou-se a mineração no Brasil, ninguém se preocupou em preparar a região para receber os novos habitantes. Não haviam cidades, logo não havia infra-estrutura, e não haviam áreas de plantio. Além disso, o ouro era tão importante que comer já não era necessário, então ninguém resolveu plantar na região. Por isso a fome se tornou um problema real e enfrentado por todos.
Mais tarde, vários comerciantes do litoral e da região sul passaram a enfrentar longas jornadas de casa até as minas para vender seus produtos, como vestimentas, escravos, animais e alimentos. Esse viajante, como não dispunha de muito alimento para si, cozia facilmente a mistura de arroz com charque. Com o tempo a mistura ganhou novos ingredientes e então passou a ser chamada de "Arroz Tropeiro" ou "Arroz Carreteiro".
Que pena que o prato não é um costume daqui, por causa disto não sei quando comerei novamente. De qualquer forma, ele está provado e aprovado, eu ainda o recomendo para quem não o conhece. O que eu comi, pelo menos, estava uma delícia!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Maré alta

Querido diário,

Vamos preparar os barcos, botes ou pranchas porque a maré alta já está ai. E a principal notícia: amanhã é o dia da maior maré alta (\õ/). É, neste domingo o nível das águas amazônicas chegarão ao seu ápice da cheia. E se nos últimos dias a cidade quase inteira já ficou debaixo d'água, imagina amanhã quando chegar a hora... Ainda bem que eu moro numa parte alta!

O fenômeno da maré alta é muito complicado de entender, por isso vou me ligar aos fatos. O aumento no nível dos rios, acompanhado das fortes chuvas dos últimos dias, fizeram com que metade da cidade de Belém ficasse embaixo d'água. Milhares de habitantes estão sofrendo direta ou indiretamente com esses alagamentos, ou porque suas casas foram tomadas pela água, ou por ter de enfrentar enormes congestionamentos para chegar ou sair de casa.
Ainda tem aquelas pessoas que se arriscam a cruzar as áreas alagadas, ficando em contato direto com a água poluída dos canais. Os riscos de se contrair uma doença séria são enormes...

Por isso, qual o programa para este domingo, então? Ficar em casa, é claro. Se for o caso, passar o dia na casa de um parente ou amigo, tanto faz (Dar preferência às áreas altas da cidade). Sim, porque escolher sair no estado que as coisas estão é não ter a certeza de poder voltar ou a que horas voltar...
Eu queria saber como está a Universidade Federal do Pará... Por ficar na beira do rio, lá sempre alaga. Amanhã deve ir pro fundo e poderemos considerá-la, enfim, a "Nova Atlântida" [espero que segunda a maré baixe, pois começa a semana do calouro da UFPA e eu tenho estar lá!]. Ah! Uma mensagem às pessoas que não conhecem Belém: já que muita gente acredita que aqui existe jacaré andando pela rua, agora é uma boa oportunidade de tentar conseguir provas [gente ignorante u.u].

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Big Brother Brasil (BBB)

Querido diário,

Já faz algum tempo que eu venho desgostando de Big Brother. Aliás, faz anos que não acompanho o programa desde o início, assistindo apenas às provas (isso se eu lembrar). Não sei o que aconteceu, mas o "Reality show" não é mais o mesmo.
Até o terceiro BBB (talvez) houveram participantes de fato pobres. Depois os únicos desprovidos de renda alta entravam na casa através de um sorteio (sortudos). Nos últimos, porém, os escolhidos para participar do jogo são belos e endinheirados (salvo excessões).

Vamos às profissões dos atuais participantes: três modelos, dois administradores de empresa, duas dançarinas, um médico, um jornalista, um engenheiro, uma produtora, um coreógrafo, uma atriz, um músico, uma promotora de eventos e uma analista criminal. Todas essas profissões, dependendo do contrato, podem ganhar muito bem. Pelo menos participam também um barman, uma cabeleireira e uma simples estudante.
Na questão da beleza, eu nem vou comentar. Os produtores do programa estão mais preocupados em vender corpos do que dar o prêmio a quem realmente merece, a quem de fato precisa dele. Os novos participantes são escolhidos (a dedo, imagino) para servirem aos colaboradores. Sim, estou falando de Paparazzo, Playboy e G Magazine (fora outras menos famosas).
Aqueles corpos esbeltos e definidos na piscina, passando produtos dos patrocinadores, são um prato cheio para aguçar as fantasias de muitos. Depois aqueles mesmos corpos aparecem nús ou semi-nús em revistas especializadas e os seguidores do reality show, já com as fantasias sexuais mais apuradas, gastam seu precioso dinheirinho para ter aquelas páginas nos seus quartos, banheiros, salas, escritórios, entre outros cômodos particulares.
Outro ponto complicado é o próprio jogo e a forma de ser jogado. Ultimamente parece que ele é programado, preparado, organizado com antecedência. As coisas lá parecem tão superficiais como se os jogadores fossem instruídos a fazer daquela forma. Principalmente quando se observa os dois últimos vencedores (Max e Dourado) que, na minha opinião, estavam muito longe de ganhar o prêmio.
Enfim, o Big Brother Brasil há muito perdeu a graça para mim e para muitas pessoas que conheço, apesar de atrair ainda muita audiência. Fora que eles ganham 1,5 milhão de reais para fazer absolutamente nada. Vou esperar que o próximo (se houver) tenha mais participantes necessitados.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Guerra dos sexos

Querido diário,

Não é de hoje que homens e mulheres vem disputando para saber qual dos sexos é o melhor. Isto ocorre desde o inicio dos tempos, primeiro com a prevalência masculina das chamadas "sociedades patriarcais". Nestas sociedades os homens mandavam em tudo, até nas mulheres.
Então surgiram os movimentos feministas e as mulheres começaram a lutar pelos seus direitos e por sua expressão. Desde ai, a chamada Guerra dos Sexos tomou maiores proporções. Surgiu a idéia do "machismo" - característica masculina de se achar o "sexo superior" - e as mulheres, chamadas, por eles, de "sexo frágil", iniciaram uma série de críticas ao estilo de vida, o comportamento, as atitudes e muito mais relacionado ao sexo oposto. Atualmente, porém, eu só ouço discussões para saber qual dos dois sexos é o pior...

As mulheres passaram a ter as características ruins que elas tanto criticavam nos homens. Agora elas saem demais, embebedam-se, "ficam" com vários numa única noite. A maioria quer distância de relacionamentos sérios, outras traem e nem se importam com isso. Parecem até não possuir mais a sensibilidade e o sentimentalismo de antes, características tão admiradas por muitos. "Elas estão ficando piores que os homens" critica um amigo meu. "Por exemplo, conheço muitas mulheres que traem bem mais que homens, são mais safadas que eles" conclui.
Antigamente, ficar mal falada era um horror para qualquer mulher. Hoje elas até se vangloriam por isto, expõem essa realidade a todos como se fosse um troféu. "Está tudo tão banalizado que, confesso, fico meio assustada com tudo isto. Nós [as mulheres] buscamos tanto essa tal igualdade entre os sexos que perdemos nossa essência, principalmente quando se fala em relacionamento" afirma Wanilza, uma amiga.
Claro, como tudo na vida, existem excessões (ainda bem que são muitas) e a Wanilza é uma delas: "Tenho certeza que os homens 'decentes' preferem muito mais as mulheres que não bebem e que não saem com qualquer um, ou seja, que valorizem o próprio corpo. Pelo menos eles dizem que 'existem mulheres pra pegar e mulheres pra casar'."

Além disso, nem todos são contra essas atitudes femininas. Meu amigo Mitri, por exemplo, diz que apoia esse tipo de liberdade. "Eu acho que tudo bem, porque só é assim quem quer ser assim, do mesmo modo como tem homens que escolhem não ser safadões. O que acontece é que agora as mulheres estão mais livres", diz ele.
Que conste à todos que eu não sou machista. Muito pelo contrário, sou totalmente a favor dos direitos de ambos os sexos serem iguais. No entanto, neste aspecto, acho que as mulheres estão perdendo muito com esse tipo de atitude. Tudo bem, elas dizem que estão cansadas de sofrerem isto com os homens, porém fazer exatamente igual a eles não fará com que eles melhorem...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rio - O filme

Querido diário,

A mais nova pedida para as telonas dos cinemas de todo o Brasil é o filme "Rio". Trata-se de uma comédia de aventura, dos mesmo criadores de "A Era do Gelo", que se passa na cidade brasileira do Rio de Janeiro (dai do nome, dã) e promete atrair uma enorme quantidade de público.



Conta a história de Blu, uma arara azul (animal em extinção) domesticada que nunca aprendeu a voar. Vivia confortavelmente nos Estados Unidos com sua dona e melhor amiga Linda. Ambos achavam que o pássaro era o único da sua espécie até que descobriram o contrário.
Eles vem ao Brasil em busca de uma fêmea para Blu, a bonita e ferozmente independente Jewel. Apesar de serem da mesma espécie, os dois são incrivelmente diferentes, mesmo assim, quando estão finalmente juntos vivem a maior aventura de suas vidas. Logo que chegam, Blu e Jewel são sequestrados por contrabandistas, mas com a ajuda de Jewel e de um grupo de rabugentas e falantes aves da cidade, Blu escapa.
Agora, com seus novos amigos ao seu lado, Blu precisa encontrar coragem para aprender a voar, enfrentar os caçadores que estão em seu encalço e retornar a Linda, a melhor amiga que um pássaro pode ter. Veja este clipe de música!
Alguns personagens se tornam amigos de Blu em sua aventura. São eles: Pedro (will.i.am) e Nico (Jamie Foxx), a dupla dinâmica com uma batida alegre e música em seus corações; Rafael (George Lopez), um tucano, homem de família, suave e encantador; e Luiz (Tracy Morgan), que não sou eu, mas um bulldog mal-encarado, porém amigável, cujo, com sua mordida sentimental, prova que "baba é legal" ("drool is cool", adorei!). Veja o site! (em inglês)
A animação valoriza a natureza exuberante da cidade do Rio de Janeiro, como as praias e os parques zoobotânicos (o pouco que resta da Mata Atlântica) e também faz menção ao Carnaval, é claro. Diga "Brasil!" lá fora e eles responderão: "Futebol, Carnaval e mulher fácil". Bom, deixa isso pra lá.
Enfim, não percamos, a partir de 15 de abril, o filme Rio e suas músicas bem abrasileiradas. Disponível também em 3D.

PS: Não, eu não estou sendo pago pra fazer esta propaganda.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Concurso TRE/PA

Querido diário,

Hoje foi realizada a prova do concurso público para o TRE/PA; e eu fiz. Achei a prova muito fácil, pena que eu não estudei como deveria. Também pudera, eu estava estudando para o vestibular. Tudo bem que o vestiba terminou a algumas semanas, porém eu precisava muito de um descanso. Não sou de ferro, ?
A prova foi realizada num instituto que eu nem sabia que existia, porém num prédio que eu conheço desde criança. Há muito tempo, quando eu passava em frente dele, ficava o tempo todo apreciando a taça da CERPA, enchendo e secando, lá em cima. Já sabe onde é, ? Na entrada da cidade, entroncamento, no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará - IDEPA. Detalhe: eu nunca ia desconfiar que era lá, até brinquei com meus pais dizendo "Não é no prédio da Cerpa?" (rsrs).

Na minha sala faltaram 10 pessoas. Bom pra mim, mais chances de passar. Mas, para compensar, eu era o mais novo de lá e, segundo a lei, um dos critérios desempate é a idade. Que desleal, não? Hum... Não!
Na verdade, desleal mesmo está a demanda. 1520,33 (isso mesmo, mil quinhentos e vinte virgula trinta e três) candidatos para uma única vaga. Também, com esses treze mil e tararás inscritos para concorrer a 9 vagas a concorrência só poderia ser enorme desse jeito.
Além do mais o salário brilha nos olhos de qualquer um só de ouvir falar nele. Quem não quer trabalhar a nível de ensino médio e ganhar mais de 4 mil reais? Como disse, pena que eu não estudei pra valer. Mais tarde divulgo a prova e o gabarito.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Chuva de pássaros; rio de peixes

Querido diário,

Logo no início deste ano fomos surpreendidos por notícias muito estranhas. Primeiro, no Arkansas (EUA), a chuva inesperada de milhares de pássaros mortos. Cientistas informaram que a causa poderia ser estresse devido aos fogos de artifício das comemorações de ano novo. Segundo eles, o som teria feito os pássaros voarem a noite e isto poderia ter causado o choque deles com a vegetação e construções locais. Mas, é claro, eu não acreditei; achei que fosse algum poluente atmosférico que pudesse ter causado esse desastre.
No entanto, mais acidentes aconteceram em outros locais do planeta. Também houve "chuva" de aves mortas na Suécia e, novamente, nos Estado Unidos, agora no estado da Louisiana (estado vizinho ao local do primeiro caso). Além disso, toneladas de peixes apareceram mortos nos rios do Arkansas e no litoral do Brasil. Penso que os fatos podem estar relacionados. Além disso, veterinários afirmaram que a morte dos pássaros foi causada por trauma físico agudo, por isso descartei a idéia dos poluentes.

Alguns acreditam que explosões solares podem estar afetando o eletromagnetismo do planeta; outros relacionam o ocorrido com a mudança no alinhamento da Terra; muitos afirmam que isto ocorre devido aos problemas ambientais; alguns, ainda, pensam que são sinais dos últimos dias segundo a Bíblia (Mateus 21:11).
Entretanto, dentre as várias possibilidades de relação, estão até dizendo que são extraterrestres em naves invisíveis, como acontecia no filme "Sinais". Tá, eu acredito que não somos únicos no universo, mas se os casos estão relacionados, como explicar a mortandade de peixes no Brasil? Seriam naves espaciais submarinas?! (uashuauhsa)
A verdade é que eu não sei ao certo como explicar o ocorrido. Todas as hipóteses são prováveis (todas mesmo) e ninguém conseguiu ainda descobrir as causas desses sinistros acontecimentos (pelo menos eu ainda não tenho conhecimento sobre uma resposta). Vamos esperar para ver o que vai acontecer e se conseguirão as respostas para tantas perguntas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

É bom ver e ser visto...

Querido diário,

Eu consegui aparecer no Blog da Joana. \õ/
Essa professora de português inteligente, alegre, divertida, bonitona, inigualável e completamente maluca (no melhor sentido, é claro), postou, no dia 15 de janeiro, a foto e o e-mail que enviei a ela. Que emoção, cara, sair no blog da Jojo; se eu soubesse mandava fotos das outras duas festas também (UFPA e UFRA). xD
Só podia ser a "Garota açai" (auhsauhs) pra aprontar mais essa comigo. Como se já não bastassem as horas de gargalhada que suas aulas me proporcionaram. E eu aqui todo descrente achando que não tinha saído. Rsrsrs. Aliás, eu nem saberia se não fosse um amigo dizer que me viu lá porque foi postado a um tempão e eu só tenho lido as páginas mais recentes (nem tenho tempo u.u). Vê se pode? Logo eu que frequento tanto o blog dela.
O "blog da Joana" é o exemplo que eu sigo. Foi baseado nele que eu criei o Diário de um Estudante (mais isso fica só entre a gente). É claro que o meu não chega nem aos pés do dela, ok, mas vale a intenção. Quem sabe um dia...
De fato, como mencionei no e-mail que enviei a ela, as aulas dela foram de vital importância para minhas aprovações, assim como de alguns outros professores também. Agradeço à todos por tudo que me ensinaram e eu só queria ter conhecido melhor cada um deles. Bom, fica para a próxima.
Agora eu vou comprar uma pipoca pantera e me redimir à minha pobreza (quem foi aluno dela entende). ashuahsauhs. Valeu Jojo, tudo de bom ponto com pra você!


PS: Espero que ela não se importe por eu pegar algumas de suas fotos...

Chico Xavier

Querido diário,

Oi, eu sou a adriela do post ai de baixo. Como dito, vou passar a postar aqui de vez em quando >.<' Então, vou falar sobre a mini-série da Globo que acabou na última sexta-feira (28), CHICO XAVIER!

Ele foi um dos maiores mediuns do Brasil e muitas vezes visto como louco, impostor, etc. "Fransisco Candido Xavier, nascido como Fracisco de Paula Candido Xavier, notabilizou-se como medium e divulgador do espiritismo no Brasil" (Fonte)
Eu assisti ao filme e vi a mini-série. Achei super interessante sua vida, as aparições de sua mãe (Maria João de Deus), já morta, os maus tratos que recebia de sua madrinha (Rita de Cássia), a bondade de sua madrasta (Cidália Batista) e, não posso esquecer, do Emanuel, o anjo que o protegia.

Estreou em 02/04/2010

Para mim, Chico Xavier foi uma grande pessoa, escreveu vários livros (eu tenho um, rs) com muitas histórias que são, para muitos descrentes, impossíveis. Eu creio no Espiritismo, acho uma religião fascinante (mesmo eu tendo medo de espíritos, rs)

Foram esses meus pensamentos. Bejundas a todos e até a próxima.

Edição: Estudante Luiz