sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta 2011

Querido diário,

Depois da tentativa frustrada de tentar enxergar a Super Lua sábado passado, minha meta agora é consegui apagar o maior número de luzes possíveis das 20h30min às 21h30min (8:30 - 9:30 da noite). Isso mesmo, apagar as luzes, afinal hoje tem a Hora do Planeta.

A ideia d'A Hora do Planeta "começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora para tomar uma posição contra a mudança climática. Apenas um ano depois, 'A Hora do Planeta' tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 35 países/territórios participantes", como informa o site Earthhour.org (Site Oficial, em inglês).
"A Hora do Planeta 2010 se tornou a maior Hora do Planeta. Um recorde de 128 países e territórios se juntaram à ação global pelo clima. Edifícios e monumentos ícones da Ásia, Europa, África e Américas foram desligados. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida desligaram as luzes e se uniram em celebração e contemplação da única coisa que todos nós temos em comum - nosso planeta". Sendo assim, vamos fazer bonito este ano e aumentar ainda mais o número de "associados" à ação global pelo clima, apagando nossas luzes como é devido.
No Earthhour.org também está disponível, logo na página principal, um série de imagens da Hora do Planeta pelo mundo. Diversos países já deram sua contribuição na luta contra a mudança climática. Agora é a sua vez! Neste momento, as luzes do terraço de minha casa estão ligadas. Quando for a hora, e para mostrar que estarei contribuindo, elas se apagarão, assim como as demais luzes da casa (com exceção das luzes do térreo, onde estou proibido de atuar u.u). Eu queria mesmo provocar um apagão na cidade, mas desisti da ideia tão logo soube que eu poderia ser preso por isto. Brincadeira, mas seria uma boa atitude.
Agora você pode estar se perguntando "Por que me envolver nisto?", mas a resposta é simples: Porque o nosso futuro depende disto. Uma só pessoa não pode fazer muita coisa, porém quando milhões delas se juntam qualquer coisa se torna possível, inclusive mudar o mundo. Faça também a sua parte, apague as luzes de sua casa das 20h30min até as 21h30min e veja que o caminho para um mundo melhor está disponível para a sua escolha.


Obs: Sugira uma ação para a mudança do planeta clicando aqui. Senti falta de ações em português lá.

2 comentários:

  1. A cada ano o mundo vem se unindo na hora do planeta...Eu queria colaborar,mas a celpa passou o dia todo concertando a rede daqui de Mosqueiro,e só agora voltou a luz(pobreza)...
    Vocês vão colaborar durante uma hora,eu colaborei o dia inteiro =D

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu tentei participar também, mas fui frustrada ao ver que não ocorreu nada na praça do mercado de São Bráz, como todos os outros anos que se passaram. Mas não tem problema, ano que vem a gente causa um blackout na cidade! xDD
    Eu ri muito dos cachorrinhos!!

    ResponderExcluir