quinta-feira, 3 de junho de 2010

Meu dia de Corpus Christi

Querido diário,

O que se comemora em Corpus Christi? Esta é a pergunta que venho fazendo desde o início deste 3 de junho. Tragicamente, talvez, ninguém soube me responder. Perguntei a vários ditos católicos, porém não houve uma única resposta correta.
Eu podia simplesmente vir e pesquisar na internet, mas confesso que não tenho muita paciência pra este tipo de coisa. Alguns me disseram que era o dia da ressurreição. Mas eu lembrava de isto ser a Páscoa (porque, apesar de poucos acreditarem, eu fiz primeira comunhão um dia. Faz muito tempo [fato], eu fiz questão de esquecer boa parte desse momento trágico da minha vida [fato²], mas eu fiz! -_-'). Lembrei até da história "morreu crucificado e três dias depois ressuscitou". e.e
Finalmente convencido de que ninguém saberia me explicar, resolvi pesquisar [-_-']. Corpus Christi é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
Traduzindo: é uma festa criada pela Igreja Católica com o intuito de realçar a presença do corpo de Cristo na hóstia, ou no pão consagrado, tanto faz. Remete à chamada Santa Ceia, quando Jesus falou "isto é o meu corpo, blábláblá, e este é o cálice do meu sangue..."

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa e para os católicos e de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia. Minha família está perdida então, pois ninguém foi à missa hoje ['o']. Quanto a mim, piorou: eu estava curtindo o feriado no cinema com dois amigos e tenho dito que lá estava lotado.
Assistimos o filme Fúria de Titãs (Clash of the Titans). A produção foi menos do que eu esperava, fugiu um tanto da história mitológica real, mas as cenas estão muito bem feitas (tirando alguns defeitos especiais que olhos atentos perceberão, mas nada demais). O roteiro também não é a oitava maravilha do mundo e dos "Titãs" pouco se fala. Até agora estou tentando descobrir o porquê do nome. Talvez eu só tenha criado muita expectativa, até porque sou muito viciado em mitologia, mas o filme é bem legal. =D
PS: Descobri hoje que "Eucaristia" é a mesma coisa que "Primeira Comunhão" xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário