
*Imagens do celular.
*Imagens do celular.
Brasileiros são falsos nacionalistas. Talvez não todos, porém, por mais triste que possa parecer, a grande maioria é sim. Percebo isto desde 2002, primeira copa do mundo em que eu me entendia por gente e já criticava as formas de ver o mundo. Antes disto eu não estava nem aí pra nada, aliás, até gostava das festas e comemorações a cada gol e/ou vitória do país nos jogos.
Então reparei que, durante aquele ano, toda a população do Brasil sentia orgulho do seu país, principalmente se a seleção brasileira vencia a copa. E então, durante os três anos seguintes, era como se a simbologia não mais fosse importante, como se as cores que representam a nossa bandeira e a nossa nação perdessem seu valor.
Observo os Estados Unidos, por exemplo: país nacionalista até o extremo. Seus habitantes vestem a bandeira, vivem constantemente com os símbolos do país. Nas suas produções artísticas sempre, em algum momento, surge uma bandeira ou outro símbolo nacional qualquer: a Casa Branca, o hino, a Estátua da Liberdade...
Alguns podem me criticar: "Comparar o Brasil aos EUA é muito canalha, até porque eles tem motivos para se orgulhar", como já me foi dito certa vez. Eu contra-argumento: E por que não?Qual o país com uma das, senão a, mais rica biodiversidade do mundo? Qual o país que vem crescendo tanto economicamente que está conquistando um lugar entre as potências econômicas mundiais? Qual o país que vem se desenvolvendo a ponto de participar do BRIC, o conjunto de países emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China)?
Lideramos um bloco econômico que pode não ser o melhor, mas que caminha para o crescimento. Possuímos uma enorme riqueza mineral, boa parte inexplorada, é certo, mais presente. Somos a Nação da Diversidade e temos que nos orgulhar disto.
Observo pessoas desfilando com nomes e simbologia de outros países pelas ruas brasileiras. Vejo estabelecimentos comerciais cujos nomes estão em outras linguas, as mais diversas. Percebo pessoas curtindo músicas e apreciando culinárias estrangeiras, buscando um modo de parecer-se com outras nações.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa e para os católicos e de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia. Minha família está perdida então, pois ninguém foi à missa hoje ['o']. Quanto a mim, piorou: eu estava curtindo o feriado no cinema com dois amigos e tenho dito que lá estava lotado.
Assistimos o filme Fúria de Titãs (Clash of the Titans). A produção foi menos do que eu esperava, fugiu um tanto da história mitológica real, mas as cenas estão muito bem feitas (tirando alguns defeitos especiais que olhos atentos perceberão, mas nada demais). O roteiro também não é a oitava maravilha do mundo e dos "Titãs" pouco se fala. Até agora estou tentando descobrir o porquê do nome. Talvez eu só tenha criado muita expectativa, até porque sou muito viciado em mitologia, mas o filme é bem legal. =DPS: Descobri hoje que "Eucaristia" é a mesma coisa que "Primeira Comunhão" xD